Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Tratamento – Informações Essenciais

A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns globalmente, comprometendo milhões de pessoas a cada ano. Causada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa infecção pode atingir tanto homens quanto mulheres, e, se não diagnosticada e tratada, pode desencadear complicações graves. A seguir, trataremos sobre os sinais mais comuns, formas de transmissão, métodos de detecção e maneiras de combate da infecção gonocócica.

Entendendo a Gonorreia

A gonorreia é uma doença causada por bactéria que afeta principalmente as estruturas do trato reprodutivo, abrangendo canal urinário, colo do útero, reto e orofaringe. Apesar de que tenha tratamento acessível, a demora no diagnóstico pode resultar em consequências graves.

Como Identificar a Gonorreia

Os sinais da infecção podem mudar entre homens e mulheres, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Quando presentes, os sintomas mais comuns podem ser:

Em Homens:

Eliminação de pus pelo órgão genital
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:

Corrimento vaginal anormal
Ardência ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Sensação de peso na pelve
Complicações Possíveis:

A gonorreia também pode afetar a garganta, causando dor e inflamação, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.

Modos de Contágio da Gonorreia

A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, abrangendo relações vaginais, anais e orais. Ademais, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular grave.

Como Identificar a Gonorreia?

A confirmação da infecção pode ser feito através de exames laboratoriais, como:

Exame de análise urinária: confirma se há contaminação na urina.
Análise de obter mais informações material infectado: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: análise detalhada do material genético da bactéria.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

O tratamento envolve o uso de antibióticos, geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *